O licenciamento ambiental é um processo regulatório pelo qual os órgãos ambientais competentes avaliam e autorizam a implantação, ampliação, operação e/ou regularização de empreendimentos, ou atividades que possam causar impactos ao meio ambiente. Instituído pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, alterada pela Lei Complementar nº 140, de 8 de dezembro de 2011, o licenciamento viabiliza o desenvolvimento sustentável do empreendimento e/ou atividade dos empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores, ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
Empresas que planejam realizar atividades ou empreendimentos que possam causar impactos ambientais significativos devem identificar se o projeto requer licenciamento ambiental. Essa avaliação é geralmente realizado por meio de estudos preliminares ou consultas aos órgãos ambientais.
Dependendo da natureza e porte do projeto, pode ser necessário realizar Estudos de Impacto Ambiental (EIA) ou Relatórios Ambientais Simplificados (RAS). Esses estudos avaliam os impactos ambientais do empreendimento e propõem medidas mitigatórias e de compensação.
O licenciamento ambiental é um instrumento fundamental para conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente, garantindo que os projetos e atividades sejam realizados de forma ambientalmente responsável e sustentável. A Soil Engenharia e Consultoria possui profissionais qualificados e preparados para atender à demanda de regularização do seu empreendimento e/ou atividade.
Todos os direitos reservados à Hastenraiter Engenharia e Consultoria Ltda. Proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem autorização prévia da empresa.
CNPJ:54.186.509/0001-08.